PARTENOGÊNESE

Partenogênese

A reprodução dos seres vivos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. A reprodução sexuada é aquela que envolve gametas, e a assexuada não inclui a união dessas células reprodutivas. Na reprodução assexuada, observa-se a formação de indivíduos geneticamente iguais ao parental, que chamamos de clones.

Existem diferentes formas de reprodução assexuada. Entre os tipos de reprodução assexuada, podemos citar a divisão binária, a divisão múltipla, a fragmentação, a propagação vegetativa e a partenogênese. 

→ O que é a partenogênese?

A partenogênese é uma forma bastante curiosa de reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, o embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Isso quer dizer que a fêmea dá origem a um filhote sem a necessidade de um macho.

Por ser uma reprodução assexuada, a partenogênese não leva a uma grande variabilidade genética. Entretanto, apesar de gerar clones, alguns estudos mostram que pode, sim, ocorrer recombinação genética nesse tipo de reprodução, mesmo sendo pequena quando comparada à reprodução sexuada. Pesquisadores sugerem que em algumas espécies pode haver a recombinação entre os cromossomos dos óvulos.

→ Em que organismos a partenogênese ocorre?

A partenogênese ocorre em plantas, animais invertebrados, tais como abelhas, vespas e formigas, e também em animais vertebrados, apesar de ser um fenômeno mais raro entre eles. Entre as espécies de vertebrados que apresentam registros dessa forma de reprodução, podemos citar o dragão-de-komodo, as cobras, os peixes, como o tubarão-martelo, e os lagartos. Em algumas espécies de lagartos, existem apenas fêmeas, todas elas se reproduzindo por partenogênese.

Vale salientar que muitas espécies que eram capazes de reproduzir-se sexuadamente têm realizado partenogênese. Normalmente, isso ocorre em fêmeas que estão em cativeiro.

→ A partenogênese em abelhas

O exemplo mais comum de animal que se reproduz por partenogênese é o das abelhas. Enquanto as rainhas e operárias são geradas a partir de ovos fertilizados, os zangões formam-se por ovos que não foram fecundados. Nesse caso, os machos são adultos haploides, e as fêmeas são diploides.

As abelhas são um exemplo clássico de organismos que se reproduzem por partenogênese









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

REPRODUÇÃO SEXUADA