2ª Lei de Mendel

Nesse Blog será apresentado um pouco da 2ª Lei do Grande Biológo Austríaco e considerado o Pai da Genética, Gregor Johann Mendel.



2ª Lei de Mendel

Cruzamento das Ervilhas

A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas. Ela foi formulada com base em análises da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.

Herança do Sexo

Herança Ligada ao Sexo

A herança ligada ao sexo refere-se aos genes localizados em cromossomos sexuais que estão envolvidos na determinação de características.
Na espécie humana, o cromossomo sexual masculino Y apresenta poucos genes. Já, o cromossomo sexual feminino X possui grande quantidade de genes envolvidos na determinação de várias características.


Grupos Sanguíneos e fator Rh

Grupos Sanguíneos e fator Rh

Uma pessoa (tenha ela sangue tipo A, B, AB ou O) pode ser Rh positivo (Rh+) ou Rh negativo (Rh-). Isso depende da existência, ou não, de outro antígeno (chamado antígeno D ou fator Rh) na superfície das hemácias. Nenhum organismo, seja ele Rh+, seja Rh-, nasce com anticorpos contra o fator Rh no plasma.


Qual era o Objetivo de Mendel?


As Leis de Mendel, também conhecidas como as Leis da Hereditariedade foram postuladas após alguns estudos realizados pelo monge Gregor Mendel no século XIX, que tinha como objetivo explicar como as características de algum organismo eram passadas para seus descendentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

REPRODUÇÃO SEXUADA